Bounce
Bounce é um endereço eletrônico que não pode receber email devido a um erro, seja permanente ou temporário. Ele indica um status do destinatário e significa que seu email foi rejeitado por esse endereço.
Além de ser uma métrica de qualidade da sua campanha, o Bounce também é uma métrica de qualidade da sua base de leads, uma vez que altos índices de rejeição de email indicam uma necessidade de rever e higienizar sua lista e a maneira com que esses leads são capturados. Confira os dois tipos de bounce existentes:
Soft Bounce
Um endereço de email pode ganhar o status de Soft Bounce quando o servidor, por algum motivo temporário, rejeita o email disparado pela Ferramenta. Veja abaixo alguns dos motivos:
- A caixa de email está cheia;
- O servidor de email do destinatário não está respondendo;
- O email encaminhado é muito grande e o servidor demora para recebê-lo;
- A proteção anti-spam do servidor analisou o conteúdo do email e rejeitou a campanha;
- A quantidade máxima de envios para o mesmo servidor em um período de tempo foi ultrapassada, etc.
Caso o servidor do destinatário retorne o status Soft Bounce imediatamente após o envio do e-mail, não ocorre reenvio da campanha. Porém, ainda é possível enviar outras campanhas para este email, uma vez que esse status é temporário.
Em alguns poucos casos, o email não é entregue ao destinatário e o servidor do destinatário não retorna o status de Soft Bounce. Quando isso acontece, o servidor faz algumas tentativas de envio para esse endereço durante 72 horas. Após este período, as tentativas de envio cessam.
Não existe uma causa clara para um email ser classificado como Soft Bounce, por isso, o ideal é que você tente sempre manter a sua base sadia adotando boas práticas como a higienização constante e não adquirindo listas prontas ou compradas, acompanhando as estatísticas de entrega das campanhas, etc.
Hard Bounce
A classificação do destinatário como Hard Bounce ocorre por dois motivos possíveis:
- O endereço do email do lead não existe ou foi digitado incorretamente;
- O servidor de email do lead bloqueou o recebimento dos seus emails.
O Hard Bounce é um status permanente que invalida um email na Ferramenta. Neste sentido, mesmo que este endereço seja reimportado ele não será reativado.
A desativação de um Hard Bounce é uma medida preventiva da Ferramenta para proteger a integridade do seu domínio e dos nossos IPs de envio de email. Isso acontece porque os servidores de email – como o Gmail, Yahoo ou Locaweb, por exemplo – tendem a classificar o domínio remetente de campanhas com altas taxas de Hard Bounce como um spammer.